Conheça os Benefícios dos Temperos e Como Cultivá-los em Casa

Os benefícios dos temperos são bem mais amplos do que se imagina, mas para aproveitar ao máximo é preciso conhecer um pouco mais sobre essas ervas.

Não existe nada melhor que sentarmos a mesa e sentir no ar, o aroma dos diversos pratos sobrepostos e esperando para ser degustados.

O perfume presente faz com que nossas glândulas salivares preveem que iremos receber uma explosão de sabor.

A mágica na combinação dos ingredientes é divina com a presença dos temperos, não acha?

As ervas e sementes não servem apenas para dar sabor aos pratos, aliás grande parte é “remédio”, porém, andam esquecidos, graças a culinária contemporânea que massificou os temperos in natura com a sobreposição dos caldos a base de glutamato monossódico, realçadores de sabor, etc.etc.

O que compromete o sabor original dos pratos, bem como nossa saúde.

Os benefícios dos temperos melhoram a saúde em vários aspectos

Temperos são ricos em antioxidantes, estimulam a digestão, aumentam a disposição e combatem os radicais livre.

Estão disponíveis nos supermercados e feiras, porém, nem sempre na versão mais saudável que é a original (sem passar pela industrialização).

Sem dúvida, esse é um bom motivo para a população pensar mais a sério em cultivar seus próprios temperos.

Pois a maioria são plantas rasas, trepadeiras, ou com estrutura sutil que exigem apenas um pequeno espaço e alguns cuidados, como o caso da salsinha, que é uma fonte excelente de ferro, tonificante e vasodilatadora.

Ou mesmo o Alecrim, usado para temperar carnes e saladas, mas que oferece ao organismo ação anti-inflamatória, e antioxidante, e que precisa apenas de um pequeno vaso para crescer e ajudar a montar pratos extremos em perfume e sabor.

A lista não para:

  • O Manjericão, tem poder antisséptico e auxilia para combater infecções respiratórias;
  • O Coentro ajuda no controle dos níveis de glicose e acalma;
  • A Hortelã é anestésica e antissépctica;
  • Orégano tem efeito antimicrobiano e estimula a digestão;

A cebola e o alho então… são ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas e oligoelementos importantes para manter a imunidade em alta e ainda tratar doenças diversas.

Os benefícios dos temperos estão ao se alcance

Talvez você não saiba, mas cultivar qualquer um dos temperos citados e muitos outros como a Cebolinha verde, Erva doce, Manjerona é muito simples e fácil.

Se você usufruiu de espaço, poderá preparar uma pequena horta, e escolher entre os temperos os que mais lhe agrada, e aguardar a época correta de plantar.

Exemplos de temperos fáceis de cultivar como a salsa, que necessita temperatura amena, raios de sol e luminosidade e também de terra úmida, são propostas interessantes para vasos, inclusive em varandas, e se clicar aqui receberá todas as dicas para cultivar você mesmo uma linda plantação de salsinha.

Já o orégano, indispensável para pizzas e molhos, pode ser plantado onde as temperaturas oscilam entre 21°C e 25°C, no entanto pela grande capacidade de adaptação é resistente a temperaturas superiores e inferiores.

Outro tempero ideal para se cultivar em casa é a pimenta. Acredite ou não, temperar nossos pratos diariamente com este ingrediente nos traz imensos benefícios, desde o controle do peso, colesterol, diabetes, até a melhora na circulação, entre outros.

O que acha de melhorar o sabor dos seus pratos e da sua saúde com temperos naturais? Pense sobre isso!