Como Ter Mais Qualidade de Vida

Como Ter Mais Qualidade de Vida

Você já parou para pensar como ter mais qualidade de vida?

Todas as condições que norteiam o bem estar de cada pessoa, e em todos os aspectos como:  físico, psicossocial, mental, emocional, que envolvem as várias áreas de vida humana, servem para mensurar a qualidade de vida de cada um.

Os parâmetros analisados para dizer se determinada pessoa goza de qualidade vida são muitos, como por exemplo:

  • Como está seu nível de saúde;
  • Quais as condições de trabalho;
  • Nível de educação (no sentido de escolaridade);
  • Quais as condições de moradia e infraestrutura;
  • Como se socializa (amizades e envolvimento em atividades sociais).

Enfim, são vários índices que são avaliados para o fim específico: entender a qualidade de vida.

Dados técnicos e científicos levados em conta para medir a qualidade de vida são importantes, mas, o fato principal que marca este novo tempo, é o desejo individual de melhorar a própria vida.

As pessoas estão se mobilizando, estão mais abertas e dispostas a rever alguns conceitos em prol de melhores índices para uma vida com mais qualidade. Até porque, as gerações futuras dependem das decisões e ações de hoje.

Por isso, em todos os âmbitos estão sendo apresentadas propostas para melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente e com seu semelhante.

Algumas se destacam, como por exemplo o consumo consciente, a contenção de emissão de resíduos tóxicos, a simplificação de processos para economizar recursos. No entanto, ainda não são suficientes.

O que você pode fazer para melhorar a qualidade de sua vida

Mas o que cada um pode fazer para melhorar a qualidade de sua vida?

Desde a criação do conceito sobre o tema, em 1958 por J.K. Galbraith, muita coisa mudou.

A nível mundial, como melhorar a qualidade de vida exige uma força tarefa, pois não basta apenas boa infraestrutura social, medidas de supressão das disparidades, ou ações para cuidar do meio ambiente, mas sim, focar na melhora contínua de todos os fatores que envolvem a vida na terra.

Para que cada pessoa melhore a qualidade da sua vida, também é preciso ir muito além, principalmente incorporar definitivamente os hábitos saudáveis na rotina, como:

  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Evitar vícios;
  • Repousar para repor as energias;
  • Realizar exames preventivos;
  • Desenvolver hobbys que tragam gratificação.

E separar tempo para o lazer, em especial para apreciar e curtir a natureza com suas infinitas formas de demonstração, como a beleza das flores, o canto dos pássaros ou mesmo o som de uma cachoeira… encontrada por acaso.

Todas essas ações trazem bons resultados para a pessoa, acalmando-a e permitindo melhorar o equilíbrio mental.

Particularidades para ter mais qualidade de vida

Como ter mais qualidade de vida tem ainda outras particularidades

Só para relembrar: Qualidade de vida é muito diferente de padrão de vida.

Ainda existe muita confusão, e que está atrelada aos conceitos do passado, onde a “riqueza” e o “status” é que definiam o conceito de qualidade de vida.

O padrão de vida pode ser medido de acordo com os bens materiais que disponibiliza, enquanto que a qualidade envolve toda a perspectiva em relação ao uma vida plena, produtiva e mais feliz.

Neste contexto, construir relacionamentos saudáveis, seja com o cônjuge, filhos e amigos é fundamental para mais qualidade de vida.

Outro aspecto muito importante, é fazer o que se gosta. Está provado que todos os esforços para otimizar a qualidade de vida no trabalho, tornam todas as funções mais produtivas.

Neste artigo, abordamos brevemente o quanto investir em qualidade de vida pode ser simples.

Sendo que muitas vezes precisamos de coisas bem objetivas, como por exemplo, melhorar nosso convívio com a natureza prestando atenção ao sons e no colorido, comer mais vegetais e frutas, consumir mais água, enfim sorrir mais!

Pense sobre isso!